Normalização é a atividade que estabelece prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, visando otimizar um dado contexto e obter:
• Economia - reduz a variedade de procedimentos.
• Comunicação - proporciona meios mais eficientes na troca de informação, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
• Segurança - protege a vida humana e a saúde.
• Proteção ao Consumidor - provê meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos e serviços.
• Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais - evita a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, o que facilita o intercâmbio comercial.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no País, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
As centrais de GLP, as instalações prediais e industriais exigem normalização. As principais NBR’s são:
1. NBR 13103 - Instalação de aparelhos a gás para uso residencial — Requisitos
2. NBR 13523 - Central predial de gás liquefeito de petróleo (GLP).
3. NBR 14024 - Centrais prediais e industriais de gás liquefeito de petróleo - sistema de abastecimento a granel.
4. NBR 14462 - Sistemas para distribuição de gás combustível para redes enterradas - Tubos de polietileno PE 80 e PE 100 - Requisitos
5. NBR 15358 - Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais - Projeto e execução
6. NBR 15526 - Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais - Projeto e execução
As instalações realizadas pela Tudogás passam por um exigente controle de qualidade, atendendo todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as exigências do Corpo de Bombeiros.
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28
Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP)
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |